Empresas e marcas em análise

Parcerias duma Organização sem Fins Lucrativos

aterradossonhos

Fotografia de Filipa de Gato Almeida

A Terra dos Sonhos é uma organização sem fins lucrativos portuguesa, fundada em 2007, que se propõe realizar sonhos de crianças e jovens com doenças crónicas e/ou em estado avançado da doença. O objectivo do estudo foi a análise de parcerias, neste caso, entre a Terra dos Sonhos e diferentes empresas. Cerca de 90% do financiamento desta organização provém de parcerias, logo, procurou-se entender como é que estas se adquirem.

Contextualizou-se a temática das parcerias e a responsabilidade social, averiguou-se os argumentos utilizados pela organização para a obtenção de parcerias e ainda os benefícios para as parcerias da organização, assim como quais são os principais tipos de parcerias. Para tal, recorreu-se a entrevistas – ao fundador da organização em questão e a um membro duma empresa parceira.

Através dos resultados, foi possível concluir que tanto as empresas parceiras como as instituições sem fins lucrativos saem a ganhar com as parcerias. As empresas parceiras vêem a sua imagem positivamente afectada ao revelarem preocupações sociais – a empresa associa-se a uma boa causa; e as instituições, recebem os apoios que necessitam.

 

Nota bibliográfica: Ana Isabel Gomes Gonçalves, Ana Margarida Nunes Pena, Ana Rita Justino Inácio, Eliane Pires Hadergjonaj, Isa Rafaela Eleutério Rodrigues (2013)

Disciplina: “Pesquisa de Marketing”

Trabalho disponível aqui: Terra dos Sonhos.